Mineração Usiminas recebe mais de 260 visitantes em semana de Portas Abertas
Programação integrada a movimento nacional do Ibram reforça compromissos da empresa com a transparência e o diálogo
Meiriane Aparecida dos Santos é professora e coordenadora do curso técnico em Logística da Escola Estadual de Itaúna. No último dia 12 de maio, ela participou com seus alunos de uma visita à Mineração Usiminas, experiência que considerou muito enriquecedora.
“Eles estão no terceiro ano do Ensino Médio, se preparando para o mercado de trabalho e puderam entender melhor diversos processos e oportunidades. Foi uma grande contribuição para ampliar os horizontes e fortalecer a preparação para o futuro”, comentou Meiriane.
Entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16) a Mineração Usiminas recebeu uma série de visitas por meio do Portas Abertas. O programa faz parte da rotina da empresa e, na semana passada, integrou o movimento nacional do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), realizado com o objetivo de aproximar as comunidades e reforçar a transparência do setor mineral. Foram mais de 260 visitantes.
Segurança e sustentabilidade em foco
Os visitantes conheceram melhor a aplicação e a importância do minério de ferro para o desenvolvimento, viram de perto os processos de produção, os projetos voltados à segurança e à sustentabilidade das operações. O roteiro abrangeu o Viveiro de Mudas, que produz cerca de 30 mil exemplares de espécies nativas variadas por ano; o Mirante Ingá, a Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Samambaia e o Centro de Controle Integrado, de onde as operações são monitoradas com o uso da tecnologia, 24 horas por dia.
“Valeu muito a pena. De fora temos uma visão muito diferente e tudo muda quando percorremos as plantas, vemos os investimentos e os cuidados com o meio ambiente”, afirmou Daniela Fernanda Alves da Cunha, estudante do curso técnico em Manutenção de Equipamentos a Diesel, que participou da visita junto de colegas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O gerente de Relações Institucionais e com as Comunidades da Mineração Usiminas, Paulo Assis, ressaltou: “Vivemos dias intensos e muito produtivos quando recebemos estudantes, lideranças comunitárias e familiares de colaboradores, em um esforço conjunto pelo diálogo e pela confiança. A mineração industrial é aliada do progresso. E só alcançamos essa sinergia quando a população conhece e confia em nossos métodos. Seguimos firmes nesse compromisso”.
Portas Abertas
As solicitações de visitas às empresas Usiminas agora podem ser realizadas diretamente no site da companhia. O programa Portas Abertas está disponível para visitas institucionais, de estudantes, comunidade e culturais, permitindo que os participantes conheçam as inovações tecnológicas, os investimentos ambientais e o cuidado com a segurança que fazem parte da rotina da indústria.
Basta acessar o site www.usiminas.com/portasabertas e preencher o formulário conforme modalidade pretendida.