Cidade

Prefeitura realiza plantio de quaresmeiras na estrada do Morro do Bonfim

A Prefeitura de Itaúna realizou, na manhã desta sexta-feira (26), uma ação especial em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. A iniciativa foi promovida por meio das Secretarias Municipais de Educação, de Urbanismo e Meio Ambiente e de Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O evento aconteceu no Alto do Morro do Bonfim e reuniu autoridades municipais, vereadores, servidores públicos, estudantes e a comunidade em uma manhã dedicada à conscientização ambiental, educação e preservação da natureza.

Durante a programação, foi realizado o plantio simbólico de 100 mudas de quaresmeira, espécie que contribuirá para ampliar a arborização do local, tornando o espaço ainda mais agradável e reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a preservação dos recursosnaturais.

Estiveram presentes o prefeito Gustavo Mitre, o secretário municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Gustavo Capanema, a secretária de Educação, Regina Célia, Secretaria de Cultura e Turismo Jessica Antunes, vereadores da Câmara Municipal de Itaúna, entre eles Da Lua (Antônio José de Faria) e Giordane Alberto, além de secretários municipais, servidores públicos e representantes da comunidade.

O prefeito Gustavo Mitre ressaltou a importância da participação das crianças e da comunidade em ações de educação ambiental.

“Mais do que plantar árvores, estamos cultivando consciência. Quando envolvemos nossas crianças e a comunidade em iniciativas como esta, estamos formando cidadãos que compreenderão a importância de preservar o patrimônio ambiental da nossa cidade. São atos feitos hoje, que reverberam para próximas gerações.”

Um dos momentos mais marcantes da programação foi a participação dos estudantes da rede municipal de ensino, que emocionaram o público com apresentações voltadas à valorização do meio ambiente. Os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal João Luiz de Sousa apresentaram um acróstico sobre a importância de proteger o meio ambiente e valorizar os recursos naturais do planeta. Já os estudantes dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Ismael de Souza Arruda declamaram o poema Meio Ambiente, de Lucimar Melo. Encerrando as apresentações, os alunos dos 4º anos da Escola Municipal Dona Cota interpretaram o poema Morro do Bonfim, de autoria da professora Marci Emília.

A programação contou ainda com uma apresentação musical do artista Pedro PHS, que proporcionou um momento de integração entre cultura, educação e meio ambiente, encerrando a manhã de celebração com sensibilidade e emoção.

A ação integra o calendário de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Itaúna durante o Mês do Meio Ambiente, reafirmando o compromisso da administração municipal com a preservação ambiental, a educação, a valorização dos espaços públicos e a construção de uma cidade cada vez mais sustentável para as atuais e futuras gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *