Política

Circuito Político

Cobranças importantes
O vereador Beto do Bandinho, que se mantém distante das discussões que ocorrem na Câmara e geralmente faz pronunciamento curtos, na reunião do Legislativo de terça-feira posicionou-se de forma diferente. Ele cobrou várias ações da administração municipal, entre elas, o funcionamento do rotativo que estava prometido para janeiro deste ano e o acesso alternativo para o Padre Eustáquio, que foi sua primeira indicação ao Executivo, assim que teve início o mandato. O vereador lembrou que o Prefeito Mitre aceitou muito bem sua indicação e, inclusive, fez um vídeo no local apontado pelo Beto. Era necessário um projeto com a Cemig, que foi aprovado em julho do ano passado. E, até hoje nada!
Beto também cobrou intervenções em locais críticos do trânsito, como nas Ruas Ana de Faria Dornas, Adalgisa Lima com Silviano Brandão e Dona Neca. E apoiou o vereador Gustavo Dornas em sua reivindicação da Prefeitura tirar o depósito de areia, brita e outros materiais da Reta de Santanense, que tanto afeta os moradores desde a gestão passada.

Nada satisfaz
O Programa Saúde na Hora – quando três PSFs tiveram o horário estendido até as 22 horas – , a construção de uma Farmácia Básica no Dr. Ovídio, os mutirões de saúde, a reforma do Pronto Socorro, o volume alto que está sendo repassado para o Hospital, tudo isto e muitas outras ações que não me lembrei no momento que redigia esta coluna, parece que é esquecido quando é questionada a área da saúde.
A saúde neste nosso pobre Brasil sempre foi um problema.
Mas, não se pode dizer que em Itaúna não se está fazendo nada. Está fazendo, sim. Um muito pequeno exemplo é, esta semana, ser aprovado projeto do Executivo para contratação de um servidor para fiscalização do funcionamento do Pronto Socorro do Hospital.
O vereador Toinzinho, presidente do Legislativo, depois do vereador Rosse questionar a falta de entrosamento do Secretário de Saúde com a direção do Hospital, bem lembrou que o ex-Prefeito Neider somente repassava para o Pronto Socorro R$ 1 milhão e 200 mil e ficou três anos sem reajustar este valor, enquanto fazia empréstimos de milhões e milhões para asfaltamento e iluminação de Led, deixando o pagamento para os próximos prefeitos e onerando a atual administração. Toinzinho ainda reforçou que o Prefeito Mitre repassa, atualmente para o Pronto Socorro, R$ 2 milhões e 350 mil.
É, a saúde é uma área latente e o dinheiro parece nunca dar. Mas, que a atual administração está fazendo muita coisa, está!

Avanço da direita na América do Sul
A candidata direitista Keiko Fujimori alcançou na quarta-feira (24) uma vantagem irreversível nas eleições presidenciais do Peru. Com mais de 99,8% das urnas apuradas, Keiko tinha uma vantagem de cerca de 43 mil votos, que não pode ser revertida, pois faltavam somente cerca de 26 mil votos para serem apurados. O resultado marca mais uma vitória de uma candidatura de direita. No último domingo, a Colômbia também elegeu o conservador Abelardo de La Espriella.
Assim, está virando o jogo político na América do Sul.
Segundo pesquisei, no início de 2023, quando Lula assumiu seu terceiro mandato no Brasil, a América do Sul tinha oito mandatários de esquerda (na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela) e apenas quatro de direita (Equador, Paraguai, Peru e Uruguai). Três anos e meio depois, o jogo político foi revertido. A América do Sul ficará dividida entre sete governos de direita (Argentina, Paraguai, Equador, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru) e cinco de esquerda (Brasil, Venezuela, Guiana, Suriname e Uruguai).
Será que vai ter virada também no Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *