Carnaval de Itaúna terá apoio da Cemig, através da Lei de Incentivo à Cultura
Viu Itaúna
Confirmando o que foi sinalizado pelo prefeito Neider Moreira (PSD) no ano passado, o desfile dos blocos de Carnaval em 2024 será mantido no circuito montado no Boulevard Lago Sul, com a expectativa de crescer a festa e consagrar o título de “maior do Centro-Oeste de Minas”, marcando o calendário do interior do estado. O projeto da festa em Itaúna é um dos 25 apoiados pela Cemig via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e propõe seis dias e noites de folia, de 8 a 13 de fevereiro.
Na programação serão apresentados desfiles de quatro tradicionais blocos – Allfaces, Deu no que Deu, Pau de Gaiola e Sertanejeiros -, além de um Museu do Carnaval, contando a história do município através de seu notável carnaval.
O projeto patrocinado pela Cemig é o “Carnaval Itaúna Cultural”, da empresa Nossa Senhora das Produções, que promoverá o evento “Carnavaliza Itaúna 2024”. Segundo o produtor responsável, Franklin Gonçalves, a organização está buscando integrar toda a estrutura do Carnaval para realizar uma festa maior, com mais investimentos para trazer os blocos.
Entre as novidades deste ano, além da abertura de uma exposição no Museu Municipal, no dia 9 de fevereiro, haverá uma área infantil de recreação no Boulevard Lago Sul. A Nossa Senhora das Produções será a responsável pela produção do evento, enquanto a Prefeitura de Itaúna continuará cuidando da infraestrutura e a parte operacional, como segurança e patrocínio de empresas locais.
“Fazemos a produção do evento, mostrando para a Prefeitura que é possível fazer (a festa) via lei de incentivo, com captação de recursos. A Prefeitura já tem uma expertise (no Carnaval) e vai cuidar da parte operacional”, explica Gonçalves.
A expectativa para 2024, adianta o produtor, é receber 77 mil pessoas no Boulevard Lago Sul, por causa da quantidade de dias e a extensão do projeto. Em 2023, segundo a Prefeitura, o público teve uma média de 60 mil pessoas.
“Queremos manter um título de maior Carnaval do Centro-Oeste e marcar o calendário de fato”, explica, após a Prefeitura ter transferido a folia para o Boulevard Lago Sul, em 2023.
CEMIG APOIA 25 PROJETOS DE CARNAVAL Com investimento de R$ 5 milhões, a Cemig está patrocinando 25 projetos que serão realizados em Belo Horizonte e 16 municípios de Minas, incluindo Itaúna, Divinópolis e Itapecerica, na região Centro-Oeste. Além dos recursos direcionados via lei de incentivo, a concessionária também patrocinará a infraestrutura da folia na capital mineira.
E MAIS…
Enfrentamento à violência contra as mulheres durante o Carnaval
De acordo com a Cemig, os blocos e as iniciativas apoiadas passarão por uma capacitação que tem a finalidade de abordar os aspectos relacionados ao enfrentamento à violência contra as mulheres durante o Carnaval. O objetivo da ação, desenvolvida junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), é trabalhar o tema e sensibilizar todos os envolvidos na festa sobre a importância do combate e a prevenção à violência contra as mulheres, além de abordar as formas de assistência e as garantias dos direitos desse público.
Democratizar o acesso à cultura e ampliar o turismo
Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o Carnaval em Minas ganha a cada ano mais notoriedade, atraindo mais foliões e turistas. O apoio tem por objetivo fortalecer o carnaval mineiro, fazendo com que ele esteja presente nas várias cidades do interior, nas diversas regiões, democratizando o acesso à cultura e ampliando o turismo. “Além de proporcionar festa, alegria, brincadeira e diversão, apoiar a cultura mineira, em especial o Carnaval, é também impulsionar a economia local, a economia criativa. Patrocinar o Carnaval nas várias regiões do estado é proporcionar geração de emprego e renda, fomentando o desenvolvimento socioeconômico do estado”, comenta.
Cidades apoiadas
As ações patrocinadas pela Cemig serão realizadas em Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Juiz de Fora, Tiradentes, Teixeiras, Uberlândia, Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Três Pontas, Oratórios, Rio Doce, Ponte Nova, Paracatu, Tiros e Diamantina.