Cidade

Inaugurada creche do Bairro Cidade Nova

*A nova creche do bairro Cidade Nova atenderá a 120 crianças de 0 a 3 anos de idade e contará com cerca de 40 profissionais*

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na noite desta quinta-feira, 4 de novembro, a creche do Bairro Cidade Nova. A instituição recebeu o nome de “CMEI Yvette Gonçalves Nogueira” e vai beneficiar famílias do Cidade Nova e da região dos bairros Três Marias e Murilo Gonçalves, ofertando 120 novas vagas para bebês e crianças de até três anos de idade.
A nova unidade se trata de uma importante conquista para as famílias da região e atenderá a bebês e crianças, oferecendo-lhes uma alimentação balanceada e diversas atividades pedagógicas e culturais, a serem desenvolvidas por profissionais qualificados, que contribuirão densamente para o seu desenvolvimento integral. Ademais, oportunizará a abertura de cerca de 40 novos empregos diretos a profissionais da educação.
“Hoje, as mulheres têm empregos e contribuem com a renda familiar. A rede municipal conta com creches próprias e também com instituições conveniadas, que recebem subsídios e também fazem um trabalho brilhante, em parceria com a Prefeitura. Por isso, estamos ampliando o número de vagas disponibilizadas. E, nesse sentido, entregamos hoje uma obra de fundamental importância para a comunidade. Educação é um grande fator transformador da sociedade ”, finaliza o prefeito Neider Moreira de Faria. 
As creches municipais atendem a crianças de 0 a 3 anos de idade, conforme a Lei Federal 12.796, de 04 de abril de 2013, e a Resolução número 5, de 17 de dezembro de 2.009, do Conselho Nacional de Educação. Observa-se também as orientações do MEC – os Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil, o Parecer da CEB/98, os quais orientam a organização das turmas e a quantidade de crianças por professor; a quantidade máxima de crianças por turma é proporcional ao tamanho das salas que ocupam, conforme Portaria número 321 do Ministério da Saúde. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n. 9394/96), define que a Educação Infantil compõe a Educação Básica. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

*Homenagem Yvette Gonçalves Nogueira* 
Nascida em 22 de maio de 1931, filha de Waldemar Gonçalves de Souza e Arthumira de Oliveira Gonçalves, cursou o primário no grupo escolar Dr. Augusto Gonçalves em 1941, formou-se no ensino médio em 1946 e tornou-se normalista em dezembro de 1949 pela Escola Normal Oficial de Itaúna. Casou-se com Guaracy de Castro Nogueira e teve seis filhos, 9 netos e 6 bisnetos. 
Participou sempre com sua presença nas atividades do marido. Na escola, na universidade, na política, na comunidade, na empresa e no Rotary. Dirigiu internamente como voluntária a Fundação São Vicente de Paula, que abrigava 100 crianças órfãs, carentes e marginalizadas. Participava ativamente nos movimentos de Cursilho de Cristandade, Familiar Cristão, Encontros de Casais e Jovens, em nível paroquial e diocesano. 
No Rotary: desde 1963 dedicou boa parte de seu tempo à Associação de Senhoras Rotarianos de Itaúna (Casa da Amizade), da qual foi presidente por 2 vezes, tendo ocupado os demais cargos no Conselho Diretor. Foi orientadora de Área do distrito 456, da coordenadoria durante os anos 79/82 e 82/83. Em 80/81 fez palestra na Conferência do Distrito 456 na reunião das senhoras sob o tema “Encontremos Tempo para Servir, através da Casa da Amizade”. Foi sempre atuante nos projetos da Casa da Amizade do Rotary, onde recebeu várias homenagens e foi agraciada com o título Paul Harris do Rotary Internacional. 
Yvette viveu sempre para servir ao próximo, tendo como conselheiro espiritual o Cônego Waldemar de Pádua Teixeira. Foi exemplo de Esposa, Mãe, Amiga e sempre solidária a comunidade onde convivia. 


*Cadastro*
Terá início na próxima segunda-feira, 8 de novembro, o cadastramento no CMEI Yvette Gonçalves Nogueira (Creche do bairro Cidade Nova). As inscrições vão, a princípio, até o dia 12 de novembro. As matrículas para o ano de 2022 se darão conforme ordem do cadastro, de acordo com o número de vagas das turmas oferecidas (Berçários I e II, Maternal II e III).
Para realizar o cadastro os pais ou responsáveis deverão ir até o Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na Rua Ernesto Venuccio, nº 315, bairro Cidade Nova, das 7 às 16h, portando a certidão de nascimento da criança. 
Mais informações na Secretaria Municipal de Educação (37)3243-6407 ou (37)3243-6207.O cadastro será para matrículas para o próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *