Gerais

Cerca de 200 alunos serão qualificados para o mercado de trabalho com cursos no SENAI, através do Programa Jovem Aprendiz

O SENAI Divinópolis vai receber, em 2024, quase 200 alunos com idade entre 14 e 24 anos para cursos gratuitos dentro do Programa Jovem Aprendiz, que busca a capacitação, orientação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Esses jovens, que precisam estar matriculados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, executam tarefas e atividades em empresas públicas ou privadas durante o período de treinamento.

Serão 180 jovens capacitados nos cursos de Aprendizagem Industrial em Processos Siderúrgicos, Gestão Industrial e Operador de Máquinas e Ferramentas. Dentre cursos ofertados, alguns são de turmas específicas de indústrias parceiras, como Gerdau, Avivar e a Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (EMOP).

A aula inaugural aconteceu na última terça-feira (16), no auditório da FIEMG e contou com a presença de pais e responsáveis dos futuros jovens profissionais.

Para o Gerente do SENAI, Rener Gonçalves, o programa Jovem Aprendiz oferece vantagens para todos os envolvidos. “O programa é uma excelente oportunidade para os jovens que serão qualificados para o mercado de trabalho e representa também uma oportunidade para as empresas, de contar com mão de obra desenvolvida para atender às demandas reais da indústria, com qualidade técnica, inovação e tecnologia”, enfatizou.

Dentre os quase 200 jovens do Programa Jovem Aprendiz, 47 formam uma turma específica da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (EMOP) e foram recebidos na Prefeitura de Divinópolis na última quinta-feira (18).

O evento de boas-vindas contou com a presença do Gerente do SENAI, Rener Gonçalves; o Prefeito e a vice-prefeita, Gleidson Azevedo e Janete Aparecida; o diretor geral Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (EMOP), Lucas Vivas; o Diretor da Secretaria de Assistência Social de Divinópolis, Maycon Marques e a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Míriam Ferreira Soares, além dos alunos selecionados para participarem do projeto.

A vice-prefeita de Divinópolis comentou a forte presença feminina no grupo de jovens. “Fico com o coração cheio de saber que essa gestão está fazendo política pública da forma correta, política que inclui todos, mas favorece aqueles que mais precisam. Nós estamos ajudando, mas são vocês que irão construir a suas próprias histórias”, destacou. A EMOP investe R4 30 mil mensalmente no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *