Política

Circuito Político

Viva Itaúna!
Sem grandes comemorações festivas, Itaúna chega aos 120 anos de emancipação político-administrativa. 20 anos atrás estávamos comemorando os 100 anos em confraternização com familiares de todo o mundo político que fez parte do desenvolvimento de nossa querida terra. Em nome dos homenageados, discursou um de seus filhos mais ilustres: Oscar Dias Corrêa, meu saudoso padrinho e grande amigo de meu pai dr. Clélio, que foi seu chefe de gabinete quando Oscar foi Secretário de Estado da Educação.
Oscar Dias Corrêa advogado e escritor, foi deputado estadual, deputado federal, Ministro da Justiça e presidente da Suprema Corte, além de membro da Academia Brasileira de Letras.
Em seu nome e de meu querido pai, saúdo todos os itaunenses, guerreiros na construção de uma sociedade culta, justa e humanitária, que valoriza seus talentos e prima pela generosidade de seu povo. E, este ano, caminhando a passos largos para vencer a pandemia.
Viva Itaúna! Cidade em que amamos viver!

Podemos comemorar
Se Itaúna tem alguma coisa a comemorar neste aniversário, uma delas é a atuação do deputado Gustavo Mitre. Entre tantos benefícios que trouxe para nossa cidade, o início da construção do trevo do Morro do Engenho é uma realidade. Estivemos com o deputado dias atrás e ele garantiu o início breve desta grande e tão esperada obra.

Minha Itaúna!
Vale demais a pena ler o texto do Prof. Luíz Mascarenhas, postado no site 1clicking.com.br., de nosso amigo Samuel Assis. Neste coluna, um pequeno iniciar do texto, que você pode ler completo no site indicado. Emocionante!
“Ao cair da tarde, quando o sol começou a doirar a paisagem, assentei-me no alto da pedra negra. No Rosário da laje, à sombra da cruz e pus-me a contemplar minha Itaúna.
Assentado na pedra negra deixei minhas retinas cansadas e minhas lembranças carcomidas flertarem com a paisagem. Itaúna. Minha Itaúna. A Itaúna menina de outrora que cresceu comigo e junto a mim. Amo-te muito, terra bendita de Santana do São João Acima. Itaúna. Minha Itaúna que não me viu nascer, mas me viu crescer e sonhar. Sob o teu céu, de intenso azul (*o mais belo horizonte da doce terra de Minas” segundo João Dornas Filho…) onde do alto pairam esperanças e cores; prontas para tecer com brilho o amanhã de nossas vidas”. “O momento não nos permite uma celebração, mas traz uma boa oportunidade de reflexão. Aniversário significa renascimento, recomeço da vida e tudo o que a humanidade mais quer é recomeçar”

A questão da funerária
Depois de muita polêmica e intensa ação dos vereadores Kaio Guimarães e Gustavo Barbosa, o Prefeito Neider entrou com projeto estabelecendo regras para o serviço funerário na cidade. O projeto dos dois vereadores foi considerado inconstitucional pela Procuradoria do Legislativo. Mesmo assim eles não desistiram. E transferiram seu projeto como emendas ao projeto do Executivo.A aprovação foi na reunião de terça-feira e Kaio e Gustavo consideraram uma grande vitória. Afinal, acabaram provocando que o Neider tomasse a iniciativa. Resta saber se ele vai sancionar o mesmo com as emendas propostas. Pelo que vimos na reunião da Câmara, a sanção deve acontecer. Seu líder Nesval Jr. votou favorável e o presidente do Legislativo, Alexandre Campos buscou a conciliação entre os dois poderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *