Política

Comandante da Guarda Municipal de Itatiaiuçu fala na Câmara sobre a eficiência das ações desenvolvidas

O tema da implantação da Guarda Municipal em Itaúna em sido dominante nas últimas reuniões da Câmara, principalmente levantado pelos vereadores Eninho e Toinzinho. Na terça-feira desta semana, a convite do cidadão itaunense Maicon Chaves endossado pelos vereadores, o Comandante da Guarda Municipal de Itatiaiuçu, Weberton  Alves da Silva usou o expediente Tribuna da Casa e falou sobre a eficácia das ações desenvolvidas na cidade, tendo sido a Guarda Municipal implantada em 2011. Ele ressaltou que a Guarda tem poder de polícia, atendendo todo tipo de ocorrência e autonomia para atuar quando em flagrante delito. Ausências justificadas na reunião: Vereadores Gleisinho e Edênia Alcântara.

O vereador Toinzinho falou que, quando vice-Prefeito, visitou várias cidades onde a Guarda Municipal já era realidade e, em 2014, na gestão Osmando, criaram a Guarda em Itaúna. Mas, com  derrota de Osmando para o Neider, já são  passados nove anos e nenhuma atitude foi tomada para a implantação em nossa cidade, o que em  muito ajudaria na segurança pública, tirando a sobrecarga da Polícia Militar.

O cidadão Maicon Chaves intermediou a vinda do Comandante a Itaúna. Ele usou o expediente da Participação Popular e disse que “é incrível como protelam  uma projeto tão importante para a cidade”.

O vereador Eninho é um ardoroso defensor da implantação da Guarda Municipal em Itaúna.

O vereador Kaio Guimarães discordou totalmente de fala do Prefeito Neider de que a segurança era dever do estado e que a Guarda era fundamental para ajudar a conter a onda de crimes que está acontecendo na cidade, ajudando na prevenção.

O vereador Da Lua disse que teve a alegria de votar o projeto de criação da Guarda Municipal em 2014 e que quer ter a alegria de ver sua implantação. Ele questionou muito o descaso da Administração com o Bairro João Paulo II.

O vereador Gustavo Dornas apoiou a ideia do vereador Giordane de fazer emenda à LDO e LOA da obrigatoriedade de colocação de detector de metais nas escolas e disse que também vai fazer emenda sobre obrigatoriedade de contratação de vigilância patrimonial nas Escolas, para maior segurança das crianças, servidoras e professoras. Gustavo teve aprovado seu projeto de  maior divulgação dos direitos das pessoas portadoras de câncer.

O vereador Tidinho ironizou perguntando quem multa a Prefeitura pelos lotes sujos pertencentes ao município. Ele questionou também a área da saúde e pediu maior atenção aos bairros da cidade.

O vereador e presidente do Legislativo, Nesval Jr. tem demonstrado muita democracia e sensatez na condução dos trabalhos do Legislativo. Ele anunciou que os braços das luminárias retiradas devido à troca por LED,  que estiverem em condições de uso serão usados na zona rural. Os demais serão leiloados como sucata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *