Gerais

Galeria a céu aberto: alunos e comunidades de Itatiaiuçu fazem arte nos muros com tintas sustentáveis

Com patrocínio da Mineração Usiminas, oficina do projeto Brinquedo de Terra trabalha técnica do muralismo em escolas e espaços públicos

Alunos da rede pública de ensino de Itatiaiuçu e moradores das comunidades de Curtume e Vieiras dedicaram seu tempo e talento a pinturas artísticas, durante as oficinas gratuitas do projeto Brinquedo de Terra, da Terra Cor Brasil. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a iniciativa trabalhou a arte do muralismo e uniu a técnica à sustentabilidade, utilizando pigmentos minerais como matéria-prima. Assim, paredes de escolas, um salão comunitário e uma igreja ganharam cores novas.  

A ação, que tem apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, passou pela Escola Municipal José Antônio Ferreira, na região de Ponta da Serra, e pela Escola Municipal João Gomes Ferreira, em Vieiras, abrangendo ainda a igreja local. Em Curtume, a área externa do Salão Comunitário, anexo à Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, também ficou mais colorida.

Para além do sentimento de pertencimento e a convivência comunitária, outros estímulos foram provocados pelo projeto,  segundo Renata Cássia Gonçalves, diretora de uma das instituições beneficiadas pela ação. Ela destacou o contato dos alunos com a técnica como um momento de “aprendizagem significativa”. “Eles se apropriaram de fato da arte e puderam ver na prática a transformação de materiais renováveis, no caso a terra, em obra-prima”, afirma.  

Fernanda Morais, da equipe de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, afirma que a iniciativa dialoga muito bem com os valores e a atuação social da empresa em priorizar o desenvolvimento das comunidades onde está presente. “É muito gratificante apoiar atividades que oferecem acesso à cultura e arte desde a juventude, em busca de estimular o pertencimento e fortalecer o ensinamento sobre práticas sustentáveis”, destaca.  

 Este ano, o projeto já passou por escolas públicas de Mateus Leme, também com patrocínio da Mineração Usiminas, com a oficina “Geotintas em papel e tecido”.  Esta é a segunda vez que o “Brinquedo de Terra” está na região.

2 thoughts on “Galeria a céu aberto: alunos e comunidades de Itatiaiuçu fazem arte nos muros com tintas sustentáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *