Gerais

Governo do Estado anuncia início das obras do gasoduto centro-oeste de Betim a Divinópolis

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), anuncia, na segunda-feira (4/3), o início das obras do Gasoduto Centro-Oeste. O lançamento ocorre em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Obras têm como objetivo ampliar o Sistema de Distribuição de Gás Natural, com potencial de geração de empregos diretos e indiretos.

Segundo dados do Governo do Estado, a criação do Gasoduto Centro Oeste, que beneficiará Divinópolis e mais sete cidades como Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna, significa um investimento de R$ 780 milhões e ampliará em 300 km a rede da Gasmig. Estima-se que 1 milhão de habitantes serão beneficiados e 15 mil empregos devem ser gerados na sua fase de construção.

A obra está dividida em dois lotes que farão a conexão entre Betim e Divinópolis. O primeiro lote abrange a construção do gasoduto de Betim ao município de Mateus Leme, com aproximadamente 44 quilômetros de extensão. Já no segundo Lote serão construídos aproximadamente 64 quilômetros de gasoduto, ligando Mateus Leme à Divinópolis. O prazo estimado para a conclusão das obras é de 18 meses.

O gás natural representa uma fonte de energia que aumenta muito a competitividade de indústrias intensivas em consumo energético. A região tem a presença muito intensa de diversas fundições, siderurgias, indústrias de outros segmentos, que podem se beneficiar com o gás. A cidade também passará a ser mais interessante para a atração de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *