Gerais

Mineração Usiminas: projeto “Bordando Memórias” beneficia mais de 40 pessoas em Itatiaiuçu

Iniciativa patrocinada pela Mineração Usiminas une arte e incentivo ao empreendedorismo em oficinas levadas às comunidades

O projeto Bordando Memórias está a todo o vapor em Itatiaiuçu. Mais de 40 mulheres da região participaram, na última semana, da aula inaugural do curso de bordado, nas comunidades de Curtume e Vieiras. A oficina conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo Cultura.

Aliando empreendedorismo e arte, a iniciativa se estenderá pelas próximas semanas e promete capacitação para um novo ofício, em busca de oportunizar a geração de renda e o compartilhamento de histórias por meio da arte. Haverá também palestras sobre empreendedorismo artístico, mostra de cinema e exposição. Ao fim do curso, as participantes receberão certificados, além de uma bolsa auxílio como incentivo à economia criativa.

“No Bordando Memórias, nós aprendemos muito. E é muito bom ver o apoio da Mineração Usiminas para que o projeto aconteça e chegue às comunidades. Já trabalho há tempos com artesanato e somente aqui na cidade tive tanta oportunidade”, comenta Leni Aparecida Mendes. Ela conta que tem 59 anos, sendo que há 45 deles atua como artesã.

“É uma enorme satisfação poder apoiar um projeto que visa criar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento das comunidades a partir do empreendedorismo e acesso das pessoas à arte.  Foi também uma experiência inesquecível perceber o envolvimento dessas comunidades com o projeto, contribuindo para a formação profissional e empreendedora, a partir da premissa sentimento de pertencimento local e economia criativa”, declara o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.

Conexão

Criado em 2022, o Bordando Memórias é um projeto itinerante que já viajou por seis cidades brasileiras incentivando a produção manual e a geração de emprego e renda, buscando transformar a realidade de mulheres que acreditam na arte como possibilidade de trabalho e conexão com seu íntimo. Além de uma nova profissão, as participantes fazem um trabalho de revisitar suas memórias a fim de registrá-las em bordado.

O objetivo é que, por meio do bordado, as mulheres sejam impactadas pela arte e reflitam sobre suas individualidades, estimulando a autonomia e criando expectativas. Atualmente, a iniciativa está em execução nas comunidades de Curtume e Vieiras, em Itatiaiuçu.

2 thoughts on “Mineração Usiminas: projeto “Bordando Memórias” beneficia mais de 40 pessoas em Itatiaiuçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *