Política

Realizada primeira reunião da Comissão Especial da Câmara que investiga qualidade do transporte público

Solicitada pelo vereador Gustavo Barbosa, para fiscalizar os horários de pico e a qualidade do transporte coletivo,,a primeira reunião da Comissão Especial foi realizada na tarde de quarta-feira, 05/05, na Câmara de Itaúna.
Os membros da Comissão são os vereadores Silvano Pinheiro, Aristides Ribeiro, Gustavo Dornas, Nesval Júnior e Edênia Alcântara. Todos participaram e sabatinaram a gerente de Trânsito, Cíntia Valadares, que estava acompanhada dos fiscais de trânsito Peri Tupinambás Lima e Bruno Siqueira
As reuniões – também por solicitação do vereador Gustavo Barbosa – estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da câmara no youtube.
Pautas discutidas
Durante a reunião foram discutidas diversas pautas. Terminal de Embarque e Desembarque de passageiros, queda do números de passageiros transportados, dispensa de trocadores, monitoramento de fiscalização, aumento do número de ônibus nos horários de pico deram a tônica do encontro
Multas
Foi citado durante a reunião pela gerente Cíntia Valadares que somente em 2021, a ViaSul recebeu 12 multas do Setor de Trânsito, que falou ainda que os horários tem sido reajustados semanalmente na tentativa de atender as necessidades da população.
Questionada pelo vereador Aristides Ribeiro sobre a criação de um terminal rodoviário em Itaúna, a gerente respondeu explicando que a pandemia dificultou a execução de alguns projetos, mas que o projeto do terminal está sendo planejado:
Além disso, o vereador também questionou sobre a adição de cobradores pelo menos nos horários de pico do transporte público, para que facilitasse o trabalho dos motoristas e também evitasse a formação de filas no ônibus, evitando a possível contaminação do novo Coronavírus:
Ainda sobre o horário de pico do transporte público, a gerente de trânsito afirmou que todos os ônibus estão sendo usados na cidade: 43 urbanos, 05 vans e 05 ônibus rurais
O vereador Gustavo Dornas perguntou aos representantes da Prefeitura sobre a legislação dos ônibus, se existe alguma regra que permite, de fato, a circulação de pessoas em pé dentro dos ônibus e micro-ônibus. Cíntia respondeu relatando sobre o comitê da Covid-19, que dita as regras do transporte público nesse momento de pandemia.
Um canal de comunicação com os cidadãos foi proposto pelo presidente da comissão Silvano Gomes. Este instrumento seria para a comunidade fazer suas queixas sobre eventuais irregularidades. Sugeriu o mesmo vereador que os fiscais usem crachás e coletes para melhor identificação.
Gustavo Dornas defendeu o retorno do monitoramento de fiscalização, considerando um custo baixo e de alta efetividade. A próxima reunião deverá ocorrer na próxima quarta feira 12/05. Deverão ser convidados o responsável pelo setor de tecnologia da informação da Prefeitura, Cláudio Machado e os representantes da empresa Viasul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *