Política

Reunião da Câmara é encerrada devido a bate-boca do advogado da Viasul com vereadores

A reunião da Câmara de terça-feira, dia 19 terminou antes da hora. Um bate-boca entre o advogado da empresa de transporte coletivo, Dr. Jardel Araújo e o vereador Kaio Guimarães levou o presidente do Legislativo, vereador Nesval Jr. a encerrar a reunião. Nesval invocou o artigo 69 do Regimento Interno que prevê a possibilidade de o presidente da Casa dar por encerrada a reunião quando acontecer, entre outros, tumultos graves.

A situação já havia ficado um pouco tensa com o pronunciamento da gestora de Trânsito e Mobilidade Urbana, Cíntia Valadares, com tom meio agressivo, o que foi questionado pelos vereadores Kaio Guimarães e Gustavo Dornas.
Ela defendeu a necessidade do subsídio para a empresa, pois era um serviço essencial, não podendo parar, que era um direito da empresa, “é questão de lei”.

A gestora de Trânsito, os fiscais e representantes da Viasul foram convocados para aquela reunião pelo vereador Alexandre Campos, que é aliado do Prefeito Neider, numa tentativa de resolver sobre o tão falado subsídio pela Prefeitura de R$ 26 mil para a Viasul.
O Prefeito havia, inclusive, solicitado a realização de uma Reunião Extraordinária para votação do subsídio e de um empréstimo para a realização de parte das obras para evitar enchentes na Avenida Jove Soares. A solicitação foi cancelada de última hora pelo Prefeito, sem justificativa, o que levou a consideração extra oficial de que o prefeito não teria os votos necessários para a aprovação dos dois projetos.

O bate-boca
Muito agressivo, o advogado Jardel Araújo dirigiu-se mais precisamente ao vereador Kaio Guimarães, que sempre se posicionou contra o subsídio. Jardel disse que eles não conheciam a envergadura do projeto e estavam fazendo política barata, enquanto usavam o carro da Câmara. (Ele se referia a ida do vereador Kaio a BH num encontro com Bolsonaro). “Se precisarem de carro, é só falar com ele”, alfinetou o advogado.
Kaio se levantou no plenário e a discussão começou mais forte, tendo o presidente Nesval encerrado a reunião.
Quando Dr. Jardel desceu da Mesa Diretora, a situação ficou tensa, quase chegando à agressão.
“O rapaz ficou fragilizado, agora, lá em cima tava todo nervosinho”, disse Kaio indo em sua direção acompanhado do vereador Eninho, enquanto os vereadores Silvano e Toinzinho tentavam apaziguar.
“Tira ele da casa, tira ele da casa, se quiser conseguir os 26 milhões vai trabalhar”, disse Kaio.

Departamento Técnico da Viasul
Ramon Siqueira, do Depto Técnico da Viasul, antecedendo a fala do advogado, foi muito ponderado, apresentando as mudanças que levaram à necessidade de subsídio em todas cidades, com o aumento do preço dos insumos, a diminuição do número de passageiros e que tem o custo do sistema que alguém tem de pagar. Disse que a pandemia foi um divisor de águas e que mudou o modelo antigo em que a população custeava o serviço do transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *