Cidade

Vacinação de profissionais da saúde e idosos acima de 90 anos

Mais uma rodada de vacinação contra a Covid-19 será realizada em Itaúna na próxima semana. Os dois grupos prioritários que serão contemplados, que são profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos, atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os beneficiados devem ficar atentos às datas, locais, horários, cópia da documentação necessária para comprovação de prioridade, além da ciência de que as doses são limitadas (situação comum em todo território nacional). Confira abaixo as informações:

TRABALHADORES DA SAÚDE

Data: 17/02 – quarta-feira

Local: Estacionamento da Avacci (atrás do Centro de Especialidades Médicas Dr Ovídio)

Horário: das 9h às 12h, ou enquanto durarem os estoques.

A vacinação ocorrerá somente para residentes em Itaúna-MG, ou que trabalhem no município, e está condicionada à apresentação obrigatória dos seguintes documentos:

– Cópia do documento de identificação com foto;

– Cópia do CPF;

– Cópia de comprovante de endereço;

– Cópia de Documento que comprove vinculação ativa com o serviço de saúde, sendo aceitos alguns dos abaixo descritos:

– Cópia legível da carteira de trabalho comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
– Cópia legível de contrato com data de vigência atual com os dados da empresa e funcionário comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
– Cópia legível de contracheque do último mês comprovando vínculo ativo com o serviço de saúde ou
– Para profissionais autônomos e liberais será aceito o documento “Declaração de vinculação ativa como trabalhador da saúde” disponível no site da prefeitura (www.itauna.mg.gov.br).

São considerados trabalhadores da saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam :

hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros).

Inclui-se ainda profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Os profissionais acima somente serão vacinados se estiverem com TODOS os documentos exigidos.

Quem não apresentar os documentos exigidos NÃO será vacinado. A equipe de vacinação realizará conferência rigorosa prévia e as cópias deverão ser entregues aos profissionais.

IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS

Data: 18/02 – quinta-feira

Local: Boulevard Lago Sul, em frente à nova Prefeitura (Drive Thru e vacinação sem veículo).

Horário: das 8h às 11h, ou enquanto durarem os estoques

A vacinação é destinada somente a idosos residentes em Itaúna-MG, sendo obrigatória a apresentação de cópia do documento de identificação com foto, cópia do CPF e cópia do comprovante de residência. Sem os documentos e sem ter a idade correta, a vacinação NÃO será realizada.

Idosos acamados

Idosos com 90 anos ou mais, acamados, que residem dentro da área de abrangência de PSF, as equipes de saúde já estão organizando as listas para vacinação em domicílio.

Idosos com 90 anos ou mais, acamados, que residem fora da área de abrangência de PSF, é necessário que algum familiar procure a unidade de saúde mais próxima da residência, com documento de identificação do idoso, CPF do idoso e comprovante de residência para cadastro.

Na vacinação em domicílio, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão devidamente identificados e com carro da Prefeitura de Itaúna. Idosos com menos de 90 anos ainda não serão vacinados neste momento. Mediante mais disponibilidade de doses marcaremos novos momentos de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *