Política

Vereadores aprovam três projetos. Presidente da AVACCI fala sobre projeto “AVACCI Infantil e reunião conta com participação da Associação de Parkinson de Itaúna

Na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de terça-feira, dia 18, foram aprovados três Projetos de Lei.
O primeiro, de autoria do vereador Gustavo Dornas determina a inclusão, nos editais de contratação de serviços de pavimentação asfáltica, da exigência de alteamento dos tampões de ferro fundido para poços de visitas (tampas de bueiro) e canaletas de concreto. A proposta tem como objetivo minimizar os riscos de acidentes, principalmente motociclistas e danos aos veículos.
Gustavo apresentou situações de risco no telão e disse que “os motoristas normalmente buscam fazer manobras para evitar passar com a roda em cima das tampas, o que pode eventualmente causar acidentes entre veículos e até mesmo atropelamentos. Em muitas situações, o motorista não consegue desviar e acaba passando com a roda sobre o buraco onde está localizada a tampa, o que gera danos ao veículo e gastos aos munícipes. Principalmente em dias chuvosos, quando os buracos ficam cheios de água e se tornam um perigo também para ciclistas e motociclistas.”

De autoria do vereador Da Lua, foi aprovado projeto que presta homenagem a Antônio Lopes de Faria Sobrinho conhecido como “Tõe da Chiquinha”, denominando rua no Brejo Alegre com seu nome. Na justificativa do projeto: “Antônio era um homem de caráter ímpar, trabalhador e devoto de sua fé, sendo lembrado por sua bondade e simplicidade, deixando um legado de honestidade e generosidade”.

O terceiro projeto aprovado, de autoria do Executivo , prevê ajuste em norma de contratação de pessoa por tempo determinado, passando para 24 meses o tempo máximo, podendo ser prorrogado por mais 24 meses. Antes, o prazo máximo era de 10 meses, prorrogável por mais 10 meses.

Associação de Parkinson
Manifestou-se o cidadão João Lança, representando a Associação Parkinson Itaúna, fundada em janeiro de 2024. Comentou que a associação foi fundada pela cidadã Flaviana Torres, diagnosticada com Parkinson ainda aos 42 anos, de forma muito precoce. Informou que, apesar do diagnóstico, o INSS negou seu pedido de aposentadoria, e ela ainda não conseguiu a aposentadoria.
João comentou que o Parkinson exige medicação pesada, e infelizmente é uma doença estigmatizada. Informou que hoje a Associação Parkinson Itaúna conta com 21 pessoas, com o objetivo de compartilhar experiências e informações com vistas à melhoria da qualidade de vida dos pacientes e também dos familiares.
Afirmou que não haver cura para a doença, sua progressão é paralisada com a prática de atividade física, como dança, esporte, e mesmo trabalhos manuais. Por isso, a Associação pede ajuda para conseguir um local para realizar essas atividades com o devido acompanhamento profissional e atendimento personalizado aos pacientes.
Pediu também que a entidade seja reconhecida legislativamente como entidade de utilidade pública, o que já está sendo agilizado pelo vereador Leo Alves.
Pediu à Secretaria Municipal de Saúde que disponibilize informações sobre o Parkinson em Itaúna, para auxiliar os pacientes que ainda não tiveram contato com a Associação.

Presidente da AVACCI
O Presidente do Legislativo, vereador Antônio de Miranda, suprimiu o expediente das Comunicações Parlamentares Iniciais para participação da sra. Sandra Fares, presidente da AVACCI, que falou sobre o funcionamento da entidade no atendimento a idosos e pacientes com câncer.
Sandra salientou que a receita da AVACCI se resume à colaboração da sociedade, para arcar não apenas com os custos de materiais como fraldas, medicamentos, energia e outros, mas principalmente com a folha salarial de cerca de 130 mil reais por mês, e por isso pediu que a Câmara e o Poder Público em geral mova esforços para ajudar na manutenção.
Ela comentou sobre o novo projeto da entidade, de criar a AVACCI Infantil, que demandará recursos da ordem de 4,7 milhões de reais.
O projeto, que já está confeccionado, prevê a ampliação do número de consultórios de atendimento, ficando o segundo piso todo para funcionamento da parte infantil.

Curtas
O vereador Gustavo Barbosa informou que a alteração no estatuto do Hospital Manoel Gonçalves foi viabilizada, a fim de permitir mais recursos federais. Disse que vai propor a construção de uma barragem de contenção no loteamento localizado próximo ao estádio José Flávio de Carvalho, para minimizar o risco de enchentes na Av. Jove Soares.

O Presidente Toinzinho colocou em votação requerimento dos vereadores Gustavo Barbosa e Tidinho, solicitando convocação do Vice-Prefeito e Secretário de Regulação Urbana Hildebrando Neto e do Secretário de Saúde Alan Rodrigo para falar sobre as ações daquelas secretarias, nos dias 1º e 8 de abril, respectivamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *