Gerais

AB Nascentes das Gerais encontra objetos da era pré-colonial em escavações para obras na MG-050

A AB Nascentes das Gerais, concessionária do sistema MG-050/BR-265/BR-491, ciente da importância da preservação do nosso patrimônio cultural, com o avanço das obras em Piumhi, cumpre o monitoramento de área no entorno da rodovia para os cuidados com o sítio arqueológico denominado “Caxambu”.

Trata-se de etapa de escavação de área onde já foram encontrados materiais como cerâmicas do período pré-colonial, de provável ocupação indígena no local. Além disso, há também materiais já encontrados como restos de louças e telhas com possibilidade de terem pertencido aos colonos de origem portuguesa que, segundo arqueólogos, viveram no local no século XVIII. Todos os materiais encontrados serão encaminhados para salvaguarda, já com o devido endosso patrimonial, para o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC) localizado em Pains (MG), espaço homologado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Brasileiro de Museus.  

Para o Dr. Wagner Magalhães, arqueólogo responsável pelo acompanhamento das escavações, os trabalhos de resgate e monitoramento que são desenvolvidos na área do sítio atendem a determinação de portaria federal de pesquisa expedida pelo IPHAN, em nome da Concessionária, visando garantir a salvaguarda e proteção de todo e qualquer vestígio associado aos povos que ali viveram. “Todo esse cuidado que a AB Nascentes das Gerais tem tomado em garantir a execução de uma obra respeitando a preservação do patrimônio cultural é de suma importância, pois visa não apenas respeitar a legislação que garante a sua preservação, mas especialmente por possibilitar a população local conhecer um pouco da história dos povos que ocuparam a região antes mesmo da cidade de Piumhi ser formada.”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *