Política

Autoridades municipais falam na Câmara sobre denúncias de despejo irregular de esgoto nos ribeirões

Após denúncias do vereador Da Lua à Comissão de Meio Ambiente da Câmara (integrada pelos vereadores Edênia, Kaio e Eninho) sobre despejo irregular de esgoto em ribeirões da cidade, a diretora do SAAE Alaíza Aline e o Gerente Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Nogueira (foto) compareceram à reunião da Câmara de terça-feira. Eles responderam aos vários questionamentos dos vereadores, principalmente do denunciante Da Lua e da Márcia Cristina. Esta elencou várias denúncias feitas ao SAAE, desde 2022 e que não tinham sido apuradas.

Muito firme e atencioso, o Gerente Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Nogueira, disse que muitos rompimentos de tubulação foram devido às fortes chuvas do final de 2021 e início de 2022. Salientou que estão trabalhando para as soluções, juntamente com o SAAE e solicitou a compreensão e paciência de todos, pois em alguns locais não têm o mapeamento, por serem obras realizadas no passado. Marcelo se dispôs a ir aos locais e formar uma comissão para fazer todos os levantamentos. A diretora do SAAE garantiu que não vão deixar da forma que está e que é necessário projeto para os ribeirões como um todo, não somente em pontos específicos. O vereador Toinzinho argumentou que nos pontos detectados de vazamento devia ser tomada ação imediata. O vereador Da Lua, reforçado por Toinzinho, sugeriu que o SAAE designasse uma pessoa para responder aos pedidos de informação e denúncias dos vereadores, para que eles pudessem dar retorno mais rápido para a população, não precisando assim, de ir às redes sociais fazer denúncias.

Mais Câmara

O vereador Da Lua percorreu vários pontos de despejo irregular de esgoto nos ribeirões e falou do mau cheiro provocado, além dos danos ambientais. Da Lua falou que, como não é atendido no SAAE, recorre às redes sociais para fazer reivindicações.

A vereadora Márcia Cristina elencou várias solicitações feitas ao SAAE desde 2022 e que não foram atendidas.

O vereador Toinzinho lembrou que na administração osmandista faziam atendimento imediato e que deixaram a construção da ETE adiantada e com R$ 11 milhões em caixa.

O vereador Leo Alves disse que fez uma solicitação ao SAAE sobre vazamento de esgoto nas proximidades da avenida JK e foi prontamente atendido.

O vereador Kaio Guimarães integra a Comissão de Meio Ambiente da Câmara e acompanhou Da Lua em vários pontos onde acontecia o despejo irregular de esgoto.

O cidadão Marcos Antônio Carvalho, morador de Santanense, falou sobre o vínculo histórico que a população de Itaúna possui com o ribeirão dos Capotos, fazendo um paralelo com os dias atuais em que presenciar o ribeirão cada vez mais degradado, poluído e fétido é algo triste e lamentável.

O vereador Gustavo Dornas anunciou que há previsão de ter início no próximo dia 10 a pavimentação poliédrica de 1 quilômetro da estrada do Fundão, com recurso de R$ 382 mil reais conseguidos através do deputado Domingos Sávio.

O cidadão Paulo Henrique usou a Tribuna da Casa e solicitou melhorias para o Bairro das Graças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *