Gerais

Mineração Usiminas inicia obras para descaracterizar sua última barragem de rejeitos


 Com licenciamento já aprovado, empresa começa a executar projeto para extinguir estrutura, desativada desde 2021

A Mineração Usiminas iniciou neste mês de junho as obras para descaracterizar a barragem Samambaia 0, última estrutura de disposição de rejeitos da empresa no modelo convencional. A barragem já está descomissionada, ou seja, foi desativada e não recebe materiais desde dezembro de 2021. O processo de descaracterização representa mais um marco, possibilitando à companhia reforçar o seu compromisso com a segurança das pessoas e a sustentabilidade, consolidando um ciclo de operações sem barragens.

As intervenções seguem a legislação vigente e serão executadas em conformidade com as melhores práticas de controle hidrogeológico e ambiental, além do acréscimo da estabilidade física e segurança hidráulica. O projeto, previsto para ser executado em 24 meses, abrange a impermeabilização do antigo reservatório da estrutura, construída pelo método a jusante, uma suavização dos taludes e, ao final, a revegetação por meio do plantio de espécies nativas. Essas ações possibilitarão a reintegração total da área à natureza, contribuindo para a biodiversidade, ou seja, para a manutenção da vida por meio da conservação da fauna e flora.

Segurança e sustentabilidade em foco

Ter operações cada vez mais modernas, seguras e sustentáveis está entre as prioridades estabelecidas pela Mineração Usiminas. E a descaracterização da barragem Samambaia 0 é mais um grande avanço da empresa em relação a esse compromisso.

O projeto começou a ser elaborado em 2018 e, na época, a Mineração Usiminas também já havia dado início à implantação do Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados, o Dry Stacking, que possibilitou o fim definitivo do uso das estruturas convencionais. Em dezembro de 2021, a inauguração da planta de Filtragem permitiu o descomissionamento da barragem Samambaia 0, com o encerramento de suas operações.

Agora, às vésperas do seu aniversário de 13 anos de atuação, comemorados no próximo mês de agosto, a empresa celebra também o início de um novo ciclo de operações, agora sem a existência de barragens.

“Para nós é uma grande satisfação dar essa notícia da descaracterização da Samambaia 0, vale ressaltar, a última estrutura de disposição de rejeitos convencional existente na Mineração Usiminas. Buscamos padrões de excelência para a elaboração do projeto e realização das obras que nos permitirão cumprir nosso compromisso com a sociedade de operar sem barragens e recuperar ambientalmente as áreas reintegrando-as à natureza. É mais um marco na nossa história e um grande motivo para comemorarmos”, afirmou o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.

2 thoughts on “Mineração Usiminas inicia obras para descaracterizar sua última barragem de rejeitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *