Política

Câmara: Prefeito sofre três derrotas, Festa do Reinado é elogiada e deficiências do SAAE são questionadas

Realizada na tarde de quinta-feira, devido ao feriado municipal, a reunião da Câmara não teve inscritos na Tribuna da Casa e na Participação Popular. Cinco projetos estavam na pauta para votação e três deles representaram revezes para o Prefeito Neider.
Dois vetos a projetos dos vereadores, com a justificativa de serem vício de iniciativa, foram derrubados. O primeiro de autoria do vereador Kaio Guimarães, que institui sanção administrativa (multas) aos agressores de mulheres. O segundo, de autoria do vereador Tidinho, que prevê a avaliação periódica das vias públicas e rurais. Outra derrota do Prefeito foi o acatamento do pedido de vista do vereador Gustavo Dornas – endossado principalmente pelos vereadores Toinzinho e Da Lua – ao projeto que altera quadro de cargos efetivos no SAAE. A pedido de Gustavo Dornas, o presidente Nesval Jr. agendou uma Audiência Pública para a próxima segunda-feira, às 17h30, com a presença da diretoria do SAAE e servidores.
A vereadora Márcia retirou da pauta projeto de sua autoria e foi aprovado por unanimidade projeto do vereador Tidinho que institui a semana de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer infantil.

O vereador Tidinho foi o autor do projeto de avaliação periódica pelo Executivo das vias urbanas e rurais, vetado pelo Prefeito. O veto foi derrubado. Tidinho teve aprovado por unanimidade o projeto que institui a semana municipal de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer infantil. O vereador quer mobilizar a comunidade junto aos órgãos competentes neste sentido. Ele também tem cobrado muito sobre a falta de água em várias comunidades e é um vereador que percorre todos os bairros e ouve as reivindicações dos moradores

O vereador Kaio Guimarães defendeu, com ênfase a derrubada do veto do Prefeito ao seu projeto de multa administrativo para agressores de mulheres. Ele também disse que recebeu denúncia de pais de alunos de que um teatro encenado em escola de alunos de 4 a 10 anos trazia conteúdo de interpretação de ideologia de gênero e pediu que as crianças fossem deixadas em paz

O vereador Toinzinho cobrou a construção de casas populares, o piso nacional da enfermagem e o piso nacional da educação. Disse que há muitos anos não se via esgoto a céu aberto na cidade, como acontece no Vale das Aroeiras e conclamou os 17 vereadores a fazerem emenda impositiva no sentido de dotar a APAE de um profissional fonoaudiólogo. Ele questionou fala do Neider em jornal da cidade de que fez mais investimentos que nos últimos 28 anos. (Ler no Circuito Político, à página 02)

O vereador Alexandre Campos elogiou o Prefeito Neider pelas obras realizadas no Bairro Garcias, atendendo suas solicitações e depois questionou o mesmo por não valorizar os vereadores de sua base de apoio. Lembrou que quem construiu as últimas casas populares foi o então prefeito Eugênio e que fora Eugênio quem adquirira o terreno da Santanense em troca de dívida de IPTU, onde hoje está sendo depositado material da prefeitura causando a poluição da reta de Santanense. Disse que Eugênio tinha a intenção de criar no local um parque linear, se retornar à Prefeitura

O vereador Gustavo Dornas quer a valorização dos servidores do SAAE e pediu vista ao projeto do Executivo que altera cargos efetivos na autarquia. Ele tem questionado muito a poeira provocada pelo depósito de material da Prefeitura na reta de Santanense e também parabenizou todos os envolvidos na Festa do Reinado, com o Morro do Rosário todo iluminado e bem decorado. Ele solicitou novamente ao prefeito que regulamentasse seu projeto de vale transporte em dinheiro para os que optassem por isto.

O vereador Da Lua, aproveitando a fala do Alexandre, disse que já esteva na base do Prefeito, assim como Tidinho, mas saíram por não serem atendidos. Disse que o Neider é bom, mas “está cheio de puxa-sacos que estão atolando ele”. Lembrou que conseguiu recursos para asfaltamento de 52 ruas, através do deputado federal Paulo Abi Ackel e não foi como empréstimo como fez o Neider. Da Lua elogiou muito a organização da Festa do Reinado, “uma das mais bonitas da cidade e da região” e questionou o SAAE, pois “há muito não se via tantos problemas de esgoto e falta de água na cidade”

A vereadora Edênia, cobrou, novamente, políticas públicas para a juventude e pediu mais atenção para o bairro Novo Horizonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *