Câmara vai antecipar devolução do duodécimo para para Prefeitura repassar ao Hospital
A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna, tendo a frente o presidente Alexandre Campos, com apoio dos demais vereadores deve repassar R$200.000,00 para o hospital Manoel Gonçalves, para fazer frente as ações de tratamento as pessoas acometidas com a COVID-19. Este recurso será oriundo de antecipação do duodécimo do Poder Legislativo.
Emendas impositivas
Outro recurso de R$242.000,00 em emendas impositivas destinadas a entidades que lidam com a área da saúde também deverá ser repassado. Estas emendas foram apresentadas e aprovadas pelos vereadores em 2020. As mesmas estão inseridas no orçamento da Prefeitura em vigência.
Na manhã desta segunda feira 29/03 o Presidente Alexandre Campos acompanhado dos vereadores Antônio José de Faria Júnior (Da Lua) e Aristides Ribeiro (Tidinho) compareceram ao hospital e também na Secretaria de Saúde. No hospital reuniram com a Provedora , advogada Marilda Chaves e Mourão. Ouviram dos representantes da instituição hospitalar que os recursos destinados ao hospital pelo governo federal estadual são insuficientes para arcar com os tratamentos. Segundo os diretores do hospital, foi necessário contrair empréstimo de 1.500.000,00 para suportar as despesas. O Senador Carlos Viana deverá ser acionado para tentar o credenciamento de 10 CTIs. O hospital fez o ofício solicitando este credenciamento.
O mesmo foi levado ao Secretario de Saúde, Fernando Meira, que tem a competência legal de requisitar este procedimento . Na próxima semana um Projeto de Lei deverá será analisado pelos vereadores com o objetivo de autorizar o Executivo a fazer o repasse financeiro ao hospital .