Política

Circuito Político

Nos bastidores
Anda circulando nos bastidores políticos a notícia de que o vereador Kaio Guimarães está pretendendo se candidatar a prefeito nas eleições do ano que vem. Kaio tem o apoio do Grupo Conservadores Cristãos, que é por ele integrado, com muitas ações na cidade. Apesar do tempo que ainda falta para as eleições, as peças já estão se movendo no tabuleiro político.

Quanta diferença
Enquanto as vereadores Márcia Cristina e Edênia Alcântara destacam-se com posições firmes e eloquentes nas reuniões da Câmara, só se ouve a voz da vereadora Carol Faria para dizer “a favor” ou “contra”. Sempre favorável ao Prefeito Neider.

Esquentou
O tempo esquentou na reunião da Câmara de terça-feira, sendo até interrompida a transmissão via youtube por cerca de cinco minutos. A discussão foi entre o presidente Alexandre Campos e o vereador Kaio Guimarães, um chamando a outro de mentiroso.
Tudo porque o Alexandre questionou Kaio pedindo respeito, dizendo que ele estava rindo de vereador (no caso, o Da Lua conforme citou depois). Kaio retrucou que isto não era verdade. Alexandre o chamou de mentiroso. “Quem manda aqui sou eu, respeita a presidência”, disse Alexandre. “Quem manda aqui é o povo”, retrucou Kaio. Por aí foi. E Kaio, então, também chamou Alexandre de mentiroso.
Foi pedido ipsi litteris da discussão. Aí, leitores, deu pra sentir uma pontinha de ditadorismo por parte da presidência?
Vale lembrar que quando o vereador Toinzinho entrou com requerimento solicitando a presença do Secretário de Finanças na próxima Reunião Ordinária para falar sobre os gastos dos recursos do Fundeb, Alexandre Campos disse que não haveria mais Reunião Ordinária este ano, que já decidira pelo recesso do Legislativo após o dia 18. Pode?

O Fundeb
Como já noticiamos no Integração, o vereador Toinzinho tinha entrado com projeto para rateio das sobras dos recursos do Fundeb entre os profissionais da Educação. O projeto recebeu parecer terminativo do Procurador do Legislativo e Toinzinho falou que não ia entrar com recurso, mas que o próprio Executivo enviasse projeto, já que o seu estava sendo considerado inconstitucional. E pediu a presença do Secretário de Finanças para falar sobre o percentual que havia sido gasto, o que foi negado ironicamente pelo Presidente Alexandre Campos.
O vereador Da Lua, que agora passou para a base do Prefeito, disse que a Prefeitura ia fazer um comunicado sobre o assunto.
Realmente, já na quarta-feira, nosso Integração recebeu o comunicado. Nele, está esclarecido que é obrigatória a aplicação de, no mínimo, 70% em pagamento dos profissionais da Educação. Sendo o restante para aquisição de equipamentos, manutenção e outros. As prefeituras que estão fazendo rateio são as que não aplicaram os 70%. Como a Prefeitura de Itaúna aplicou 74,98% , não tem sobra para rateio.
Então, perguntamos? O projeto do Tonzinho está tramitando há mais de um mês na Câmara. Custava este comunicado ter sido feito antes? Ou que o Secretário apresentasse os números concretos da aplicação dos recursos?

Anastasia no TCU
O senador Anastasia foi indicado para o Tribunal de Contas da União. Quem assume no Senado é seu suplente Alexandre Silveira, que foi diretor do DNIT e deputado federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *