Cidade

Declarada situação de emergência em Itaúna

O município de Itaúna declarou na tarde de quarta-feira, 12/01, situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.

O decreto nº 7.697, além de facilitar a vinda de recursos para resolver os problemas causados pela chuva, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Gerência da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e também a convocação de voluntários para reforçar a ajuda as pessoas que foram afetadas pelas inundações, deslizamentos, etc, tudo sendo coordenado pela Defesa Civil.

Com o decreto, as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil também ficam autorizados, em caso de risco, a entrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público.

O Procurador Geral do Município, Guilherme Nogueira Soares, falou sobre a situação

  

Afetados pelas chuvas

As fortes chuvas que vem caindo desde quinta-feira, 06/01, causaram vários transtornos em Itaúna: diversos pontos de alagamento, pontes interditadas e pessoas desalojadas. Esse é um dos períodos chuvosos que causou mais danos na cidade nos últimos anos.

Cerca de 699 pessoas ficaram desalojadas – tiveram que sair de casa para casa de parentes ou amigos e 05 ficaram desabrigadas- sem ter para onde ir – segundo boletim que leva em conta o período desde a última quinta 06/01.

Até o momento 238 residências foram interditadas por apresentar risco estrutural ou de inundação iminente. Pelo menos 40 localidades receberam a visita da equipe da Defesa Civil e foram notificados de risco.

Solidariedade

Para aqueles que perderam bens, um centro de distribuição de donativos foi aberto no Poliesportivo JK no Bairro Cerqueira Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *