Cidade

Serviço de Atenção Domiciliar é habilitado em Itaúna

O SAD está em funcionamento desde dezembro de 2022 e com a habilitação possibilita mais recursos para possível ampliação do número de profissionais hoje existentes

O município de Itaúna está habilitado para realizar atendimento especializado e multiprofissional, o SAD – Serviço de Atenção Domiciliar, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A lista com os municípios brasileiros recém-habilitados foi publicada no último dia 21 de dezembro, no Diário Oficial da União, Portaria GM/MS 2.619. 

As Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) realizam atendimentos de pacientes acamados ou domiciliados que estejam com quadro agudizado (por exemplo: pneumonia, infecção urinária que necessita de medicação endovenosa, curativos mais complexos como grau 3 e 4), dentre outros vários tipos de atendimento, o que possibilita evitar hospitalizações e promover altas hospitalares mais precoces.

De acordo com Fernando Meira, Secretário Municipal de Saúde: “Certamente é mais um ganho para a cidade, pois poderemos ampliar número de profissionais hoje existentes, trazendo mais qualidade e eficiência aos atendimentos domiciliares.”

A equipe do SAD consiste em um médico, um enfermeiro, um fisioterapeuta e três Técnicos de Enfermagem e os pacientes são admitidos a partir de encaminhamentos do Hospital Manoel Gonçalves ou pelas UBS’s.
 
O valor de R$ 780.000,00 disponibilizados para Itaúna, é anual, sendo dividido por mês (R$ 65.000,00 mensais) para custear o pagamento dos profissionais.

3 thoughts on “Serviço de Atenção Domiciliar é habilitado em Itaúna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *