Gerais

Workshop de contação de histórias encanta educadores de Itatiaiuçu 

 

Com patrocínio da Mineração Usiminas, oficina propõe resgate e valorização de técnica no processo de desenvolvimento das crianças

Mais de 30 profissionais de educação de Itatiaiuçu imergiram em um workshop de capacitação, resgate e valorização da técnica de contação de histórias no processo de desenvolvimento das crianças. A oficina, conduzida pela contadora Raquel Vieira no projeto Parque de Histórias, contou com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu. A iniciativa também visitará escolas da região, com espetáculos focados nas histórias populares universais e na cultura brasileira.  

“A contação de histórias transforma”, resume Márcia Louise, uma das beneficiadas pelo projeto. Para ela, com os aprendizados do workshop, será possível envolver cada vez mais os alunos. Luciene das Mercês concorda: “Fiquei encantada. Esse aprendizado é o que nos move, nos permite criar conexões com o aluno e torna o aprendizado mais significativo para as nossas crianças. É um resgate da contação de histórias, de uma tradição antiga.”  

Para Maria Aparecida Pereira, a contação de histórias vai além do educacional. “Esse processo nos ajuda a trabalhar o socioemocional das crianças, promovendo reflexão e melhorando a convivência. É uma forma de agregar mais na vida desses alunos”, afirma.  

Essa iniciativa reforça a atuação social continuada da Mineração Usiminas, em busca de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, consolidando o compromisso da empresa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).   

“Buscamos apoiar iniciativas responsáveis com intuito de fortalecer o desenvolvimento das comunidades e o acesso à Educação, Cultura e Arte. Esse workshop faz isso muito bem, estimulando o reconhecimento de memórias e em histórias, e contribuindo concomitantemente para a formação de educadores e a transformação social e intelectual de crianças e jovens”, declara a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.

One thought on “Workshop de contação de histórias encanta educadores de Itatiaiuçu 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *