Política

Circuito Político

Novo Centro Administrativo I
Estas últimas semanas têm sido de muito orgulho para esta colunista. Primeiro foi a comemoração do centenário de meu padrinho Oscar Dias Corrêa. Agora, outro ilustre itaunense é homenageado com a inauguração do Centro Administrativo que leva seu nome: “Centro Administrativo Dr. Antônio Augusto Lima Coutinho”.
Dr. Coutinho foi casado com a itaunense Nair Chaves, filha do Enéas, irmão de meu saudoso avô Antônio Chaves.
Esta homenagem foi feita pelo ex-Prefeito Osmando, quando lançou a pedra fundamental daquele belo e importantíssimo espaço no Boulevard Lago Sul e denominou o prédio.
E agora é concretizada com a inauguração na sexta-feira pelo prefeito Neider, selando, definitivamente, uma justíssima e merecida homenagem.

Novo Centro Administrativo II
Pesquisando sobre a construção da nova sede da Prefeitura, encontramos o discurso feito pelo vice-Prefeito à época, atual vereador Antônio Miranda, o Toinzinho, no lançamento da pedra fundamental. Leia:
“É uma satisfação e alegria ter contribuído e participado deste momento. Para mim, é motivo de muita honra, não de ter meu nome na pedra, mas na questão do valor que estamos dando ao cidadão itaunense e ao servidor público que vai trabalhar nessa belíssima obra, que gerou muita polêmica. Muitas pessoas se aproveitaram do momento e não quiseram enxergar o alcance que essa obra vai trazer. Dará conforto ao contribuinte e servidor, além da economia que vai gerar para o município em combustível, telefone, papel, aluguel, dentre outros. E esses recursos, no futuro, poderão ser investidos em saúde e educação. Mais uma vez, quero cumprimentar o prefeito Osmando por esta brilhante ideia, por esta luta. Depois de vencer a burocracia relacionada à questão ambiental, só teve condição de fazer a obra no final do mandato, mas ele teve a consciência de que a cidade está acima de tudo, independentemente de quem vai tocar a obra. Pensamos no cidadão itaunense. Esta é uma das maiores obras de Itaúna dos últimos tempos”.

Novo Centro Administrativo III
Encontramos, também, o discurso feito pelo então Presidente da Câmara, vereador Francis Saldanha. Leia:
“Temos que parabenizar a visão do prefeito Osmando. Juscelino Kubitschek, quando pensou em fazer Brasília, se tornou a maior vidraça política do Brasil. Hoje, olha o que se tornou Brasília. Já pensou se continuasse no Rio de Janeiro do jeito que ele está hoje? … “A construção desse prédio se tornou palanque político, tentou-se dividir opiniões, politicagem e política de baixo nível em cima da venda do prédio da Prefeitura. Mas daqui a 40 anos vão lembrar do Osmando, e não dos jornais e rádios locais que falaram mal, das pessoas que se elegeram em função da politicagem em cima de uma obra com visão de futuro. A história para nós é a diferença…..Alguns colegas vereadores não foram reeleitos por este projeto e pela taxa do lixo, pois tiveram responsabilidade de aprová-la. Quero ver quem vai tirá-la. E olha que isso foi promessa de campanha. Mas, o administrador, tem de pensar no futuro. Essa pedra vai mudar o destino de Itaúna em termos gerais. Pagou-se caro politicamente para isso, mas a história vai nos recompensar”.
N.R. – Francis não foi reeleito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *